segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Real Colégio dos Catecúmenos



O pórtico do antigo Real Colégio dos Catecúmenos, no n.º 133 da Rua Diário de Notícias, ainda hoje exibe as armas reais. Foi fundado pelo Cardeal D. Henrique em 1579 “por causa de quatouze mouros, que vieram da Barbárie, movidos por Deus, a pedir o santo baptismo.”
Quando o Colégio foi fundado pretendia-se recolher, doutrinar e converter à fé católica indivíduos de outras religiões, que eram posteriormente baptizados na Igreja de São Roque.
Numa pedra a toda a largura da porta ainda se pode ler : “ESTE COLÉGIO ORDENOV SUA MAGESTADE PARA NELLE SEREM INSTRVIDOS CATHECUMENOS Q SE VEM CONVERTER À N. S. FEE CAT.”




A instituição foi extinta em 1834 por D. Pedro, em nome da Rainha.



O edifício - que, como já referimos, albergou o "Real Colégio dos Catecúmenos" - foi reconstruído após o terramoto de 1755 e convertido em asilo de infância por D. Pedro IV. Serviu a cristianização e foi escola da arte de calafetar os navios. Por isso ser conhecido mais tarde por “Asilo dos Calafates 3.ª casa da Sociedade da Infância Desvalida”.


O Estabelecimento de Calafates fica situado na freguesia da Encarnação, Bairro Alto, Lisboa. Actualmente, pertence à Fundação D. Pedro IV.


É isto que conto aos meus filhos quando passeio com eles pelo Bairro Alto. Faz pena ver o estado em que se encontra este pedaço da história de Lisboa e do País.
.
.

Sem comentários: