quarta-feira, 29 de abril de 2009

Isto é subsidiado, atençãozinha!


.
Sabia que a União Europeia e o POSI - Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento financiam o «E-Hall of Fame», onde se exibem na Net coisas como estas? Veja em http://www.artgraffiti.net/
.
Cada um tenha a sua opinião, mas:
1) Não se percebe que, para uns 20 ou 30 com jeitinho, há uns 700 ou 800 que só querem mesmo rabiscar?
.
2) E quem diz o que é permitido, «artístico» (arte = subsidiável), e o que não é? Vão constituir um júri, presidido pela Guta Moura Guedes? Por exemplo, há um artista em Benfica, da escola pós-desconstrutivsta, que riscou nas paredes, em milhares de sítios, as palavras «Merda» e «Pró Caralho». Isso não é arte? Acham que não? Vocês são mesmo botas-de-elástico. Fascistas. Conservadores.
.
3) Não parece contraditório esta forma de expressão artística se afirmar como «espontânea», «alternativa», «anti-sistema» mas, na hora do subsidiozinho, vir de mão estendida?
.
4) Uma última coisinha: já repararam que isto, arte ou não, é feito em cima de propriedade alheia? Eu posso não gostar de ter o meu prédio pintado, ou não? Posso não querer ter um Matisse na minha sala ou um Picasso na fachada de casa? Parece que não. Tenho que comer «arte» que não quero e ainda para mais vê-la fotografada e exibida com subsídios da UE e do POSI.

1 comentário:

odete pinto disse...

Fui ver e ainda não há Equipa, nem Futuro, nem Agradecimentos, nem...
Talvez ainda haja esperança em que não funcione "ao vivo e a cores ou p/b".

Seria pedir muito aos media, alô TV's, que entrevistem o Gestor do Projecto para o vermos e já agora para "perceber" como se conseguem fundos europeus para tão entusiasmante e digno "projecto"?