sábado, 30 de abril de 2011

Granizo.







Mau tempo: Elevada frente de gelo na Damaia provoca ferido por hipotermia

Granizo paralisa Grande Lisboa
A Grande Lisboa registou ontem, entre as 15h00 e as 16h00, uma queda abrupta da temperatura (oito graus) que deu origem a um fenómeno denominado cúmulo-nimbo.

Por:João Saramago com B.E./ J.C.E.

Trata-se de uma nuvem escura e espessa, que pode ter atingido 14 quilómetros de altura e que descarregou na zona de Benfica, em Lisboa, e na Damaia, Amadora, uma quantidade de granizo inédita. Em alguns locais, atingiu meio metro de altura e foi acompanhada de chuva intensa. O Instituto de Meteorologia pôs o País em alerta amarelo e avisa que a depressão pode provocar hoje novas quedas de granizo e trovoadas a norte e centro.

Na sequência da frente de gelo, a Protecção Civil Municipal da Amadora registou uma vítima de hipotermia. O temporal de granizo provocou elevados estragos materiais, sobretudo nos concelhos da Amadora e de Lisboa.

Dezenas de viaturas ficaram danificadas e registaram-se inundações em várias dezenas de casas degradadas, na estrada Militar, na Damaia. Também na rua Garcia de Orta, várias lojas ficaram inundadas. Cristina Dias, proprietária da peixaria Geloformoso, disse que não teve tempo de recuperar nada perante a força das águas. Na mesma rua, Maria da Luz Martins, tentava limpar, desesperada, a água do quintal. Os moradores pegaram em pás e limparam a rua, ao mesmo tempo que não poupavam críticas à Estradas de Portugal, considerando que a construção da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) tornou a zona mais vulnerável às cheias.

No Hospital Fernando Fonseca, na Amadora, o granizo provocou a queda de tecto falso da sala de recobro, tendo os doentes sido transferidos para o bloco operatório central.

PROBLEMAS NA LINHA DE CASCAIS

A linha de comboios de Cascais viveu momentos caóticos ao final do dia. O granizo destruiu uma catenária em Paço de Arcos pelas 16h20, obrigando ao encerramento de uma via entre Algés e Oeiras. Os comboios só circulavam numa linha, alternadamente nos dois sentidos, gerando grande congestionamento e atrasos. A Refer não tinha ainda previsão para a normalização da situação.

MANTO BRANCO EM MONCHIQUE

Uma chuva de granizo cobriu ontem de manhã de branco a vila de Monchique, no Algarve. Algumas ruas tiveram mesmo de ser encerradas à circulação devido à grande acumulação de gelo, que chegou a atingir mais de 30 centímetros nalguns locais. Os Soldados da Paz tiveram ainda de acorrer a cinco inundações em casas. Horas antes, uma forte chuvada fustigou o concelho vizinho de Aljezur.

DISCURSO DIRECTO

"NUVEM PODE PROVOCAR UM TORNADO", Anthímio de Azevedo, Meteorologista

Correio da Manhã - Que fenómeno levou à forte queda de granizo?

Anthímio de Azevedo - A queda de temperatura - Lisboa registou, das 15h00 às 16h00, uma descida de 22,5 graus para 14,5 - levou à formação de uma nuvem de grande dimensão vertical com a consequente queda de granizo.

- Poderia haver consequências mais graves?

- Sim, é frequente verificarem-se tornados que provocam grande destruição.

- É um fenómeno inédito?

- Com esta dimensão e na Primavera, não tenho conhecimento.

(in Correio da Manhã).

Sem comentários: