sábado, 28 de maio de 2011

Quarta-feira, todos ao Terreiro do Paço!!







Terreiro do Paço 21h30

Rua Do Ouro 22h30

Rossio 23h15

As Festas de Lisboa’11 marcam o início da sua programação com um espectáculo multidisciplinar que se desenvolve ao longo de três espaços da cidade de Lisboa - Terreiro do Paço, Rua do Ouro e Rossio. O espaço público abraça as artes, nas suas diversas vertentes: música, a dança, o teatro, a arquitectura, multimédia e performance, servindo de palco aos três momentos que compõem este espectáculo.

Pela mão da Compañia Puja (Argentina/ Espanha) o Terreiro do Paço recebe Do-Do Land, uma performance urbana que constitui o primeiro momento deste espectáculo. Do-Do Land inspira-se nos mundos de Lewis Carroll e recria o pais de Alice num espectáculo aéreo e visual projectado para grandes espaços. Bailarinos, acrobatas e actores aliam técnicas aéreas à música e à imagem para, num momento de interacção, envolver o público e transportá-lo para a esfera do onírico.

Os italianos Dadadang Percussion Group introduzem o segundo momento da noite.

A Rua Augusta veste-se de palco para uma trajectória de luz e som. Num movimento entre o Terreiro do Paço e o Rossio cria-se um itinerário musical e performativo, desempenhado por um corpo de percussionistas, que convida o público ao movimento entre diferentes espaços e registos artísticos.

O último momento do espectáculo tem lugar na Praça do Rossio e envolve os espectadores num momento de modificação do espaço público. Num momento de participação colectiva, o espaço urbano será coberto por uma teia aérea, concebida pelo artista Donato Sartori, que como uma máscara, irá cobrir o público. De fundo assistem ao momento as sonoridades cosmopop dos franceses Les Balayeurs du Désert, criando diálogo entre os dois pólos desta experiência: visual e sonoro.



Do Do Land Companhia Puja

Terreiro do Paço 21h30

Do-Do Land teve estreia mundial em 2008 (Zapopum, México) e apresentou-se pela primeira vez na Europa no Festival Internacional de Artes de Castilla y León (Salamanca, Junho 2008). Desde aí por Festivais como o Wroclaw Non Stop 08 (Polonia), XXIII Festival Internacional de Teatro y Danza de Las Palmas, Ecléctic de la Ciudad de las Artes, em Valência (Espanha) e XVIII Festival Cultura Nova (Alemanha e Holanda).



Ficha Artística Martín Herrero, Gastón Iungman, Sara Serrano, Luciano Trevignani, Cristián Weidmann – Ideia Sara Serrano e Luciano Trevignani – Direcção Herrero - Direcção de Actores e Preparador Físico Weidmann - Cenografia e Figurinos Joaquín Lisón Braq /Juan Simón Abellán - Desenho de luz Gastón Iungman - Composição e Direcção Musical Leonardo Bianchi - Técnico de Som Lázaro Acosta, José María Bañón, Sheila Ferrer,Adán García, Fabián Ñíguez, Gigi Rodríguez, Isabel Teruel,Mª José Santiago, Gema Segura, Cristián Weidmann – Performers Músicos Paula Nogueira - Voz Adriano Galante – Baixo e voz Gastón Iungman- Guitarra Juan Colmenar – Bateria Félix Serrano – Keyset



……………………………………………………………….

Dadadang Percussion Group Parada

Rua Do Ouro 22h30

O grupo de percussão nasce em Bergamo, em 1985, e o seu trabalho é uma síntese entre movimento e som, entre ritmo visual e sonoro.

O espectáculo Parata é uma performance itinerante e representa um momento ritual baseado em coreografias em que o gesto e ritmo trabalham em conjunto para alcançar um ritmo global. As máscaras têm um importante papel cenográfico, pois transformam os dez percussionistas em elementos de umamáquina Dadadang.

O espectáculo Parata foi realizado mais de 500 vezes nas cidades e festivais mais importantes na Europa, como Paris, Milão, Bruxelas, Berlim, Roterdão, Londres, Marselha, Edimburgo, Nápoles, Moscovo.



Ficha Artística Alberto Bucci, Davide Mallia, Vittorio Panza, Alessio Riccio, Filippo Sala, Paolo Saltarelli, Robi Pezzotta, Carlo Attolini, Luigi Radassao



……………………………………………………………………

Mascara Urbana Donato Sartori

Rossio 23h15

“Com base na tradição do taller do Padre Amleto, Donato Sartori fundou em Abano Terme, em 1979, o Centro Maschere e Strutture Gestuali incorporando o desenvolvimento do seu pensamento e o fundamento interdisciplinar da sua perspectiva.

O elemento máscara é a unidade da linguagem lexical da nova comédia. O happening de Kaprow, é revisitado por Jerry Rubin à luz do Living Theater e da Modern Dance de Merce Cunningham e encontra-se assim confrontado organicamente com a antiga tradição italiana. Incansável e insaciável,

Donato procura encontrar os gestos e a tradição do universo das máscaras da nossa modernidade. Ele é o historiador das nossas praças, de nossas ruas, das nossas comitivas, das nossas manifestações, dos nossos atentados, das nossas bombas e das nossas barricadas, mas também dos nossos bailes, dos nossos mercados, dos nossos eventos desportivos e das nossas festas ecológicas: das nossas celebrações colectivas.

O Centro Maschere e Strutture Gestuali oferece, numa dose perfeita de violência e felicidade, o rosto da comédia humana do nosso tempo.”



Excerto de Pierre Restany

…………………………………………………………..

Les Balayeurs du Désert Concerto

Rossio 23h15

Ficha Artística Michel Augier guitarra, harmónica, teclados Marcela Golzio voz Marcela Paz voz Camilla Sagues percussões, coros Fred Tanari teclados, eletro set, DJ Tom Darnal baixo, guitarra Jean Michel Bourroux bateria, percussões Victoria Delarozière acordeão, teclados


Sem comentários: