terça-feira, 14 de maio de 2013

IMAGINE: Edward Hogg




Imagine um café de Alfama

Em 2010, quando aceitou o pedido do realizador polaco Andrzej Jakimowski para gravar algumas das cenas do filme ‘Imagine' no seu café, Sandra Duarte estava longe de imaginar a repercussão que tal decisão iria ter.

"Ele disse que ia fazer o meu café famoso e dois anos depois parece que resultou", conta a proprietária do Café do Eléctrico, que, juntamente com o pai, João Duarte, foi figurante da obra protagoni-zada pelo inglês Edward Hogg e a romena Alexandra Maria Lara.

Estreado em abril na Polónia e na Rússia, a película fez do café uma estrela internacional. Desde então são vários os turistas que se deslocam ao bairro popular de Alfama, em Lisboa, para tirar fotografias e conhecer o local que, em maio de 2011, acolheu Jakimowski e a sua equipa para contar a história de um professor cego que quebra as regras para ajudar uma aluna a redescobrir os prazeres da vida. "De há três semanas para cá aparecem sempre turistas com vontade de ver o sítio porque pensam que é uma montagem", explica Sandra Duarte, que recorda "dez dias de rodagem excelentes", em que "todas as pessoas da zona ajudaram", e aguarda agora "ansiosa" a estreia do filme em Portugal.

De acordo com a Filmes do Tejo, coprodutora portuguesa, a obra aguarda ainda aquisição por parte de uma distribuidora nacional. ‘Imagine' também foi filmado na Graça, outro bairro histórico da capital, e no Convento de Évora. Atores como João Lagarto, Teresa Madruga, Luís Esparteiro e Filipe Duarte integram o elenco da película que ganhou o Prémio do Público no Festival de Varsóvia.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: